JUSTIFICATIVA
O Projeto Viva Linguagem! torna-se relevante quando se pensa que os indivíduos necessitam cada vez mais, utilizar-se da leitura e da escrita para estabelecer comunicação, uma vez que muitos direitos e garantias individuais e sociais são negados àqueles que não detêm as habilidades da leitura e da escrita. Daí a relevância de associar a prática da leitura e da escrita.
A palavra “viva” cumpre um papel relevante, agregando o valor semântico de duas classes gramaticais. Doravante, viva, como imperativo do verbo viver, afim de que o aluno compreenda que é preciso viver a linguagem e viva, interjeição usada para comemorar, e neste caso, comemorar o sucesso eminente deste projeto.
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NOSSOS USUÁRIOS
Os usuários do site compreendem os alunos da 5ª à 8ª Séries da EEEFM Prof. Elpídio Campos de Oliveira, bem como os Professores e demais membros da comunidade escolar.
OBJETIVOS
· Favorecer a escrita, a leitura, a pesquisa do aluno levando-o ao senso crítico, dando sempre sua opinião sobre a matéria em questão.
· Desenvolver habilidades e competências referentes à leitura, escrita e interpretação, envolvendo todas as disciplinas.
· Despertar a consciência sócio-cultural e política, a fim que se torne um agente transformador.
· Ampliar a habilidade linguística de maneira interdisciplinar.
HISTÓRIA DO PROJETO
A atual situação em que se encontra a educação no país revela a ineficiência claramente constatada em relação à formação de leitores e escritores efetivos, capazes de compreender não apenas os enunciados escritos, mas também outros de natureza não-verbal. Nesta perspectiva, tona-se necessário que a escola promova ações capazes de colaborar para a redução deste problema.
Esta proposta, porém, pretende abordar a linguagem como aspecto essencial para o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita. A leitura está intimamente relacionada com o sucesso acadêmico do aluno. Para escrever bem é preciso ler bastante e pensar com clareza. De modo que o projeto se ampara na concepção de linguagem proposta por Travaglia (2001, p. 23), para quem a linguagem é “um lugar de interação humana, de interação comunicativa pela produção de efeitos de sentido (...)”.
Em todas as disciplinas do currículo, a compreensão da leitura depende do conhecimento de mundo do leitor e, principalmente, da multiplicidade de sentidos que podem ser atribuídos ao texto. Portanto, quanto maior for o acesso à diversidade de textos e leituras, maior será a possibilidade de ampliação do seu conhecimento de mundo, de fazer inferências, de exercitar a compreensão.
REFLEXÃO
Para que haja sucesso na escrita, é preciso valorizar a leitura. Zilberman (1995), chama de “leitura emancipatória” aquela que utiliza as oportunidades ficcionais desencadeadas pela fantasia para conduzir a atenção da criança à discussão dos valores que a circundam e, ao mesmo tempo, está assentada na realidade imediata percebida pelo leitor. Esta leitura emancipatória, organizada dentro de atividades participativas e lúdicas, representa um pressuposto fundamental para o trabalho com o Projeto Viva Linguagem!